BNDES diz que avaliará com Ministério da Economia cronograma para concluir devolução de empréstimos

Publicado em 15/09/2022 15:27

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Após o Tribunal de Contas da União ter determinado a aceleração da devolução ao Tesouro de empréstimos feitos ao BNDES em governos petistas para capitalizar o banco, a instituição informou nesta quinta-feira que avaliará um cronograma com o Ministério da Economia para o pagamento do passivo.

O BNDES disse em nota que esse cronograma levará em conta as condições de liquidez e governança do banco de forma a não haver exposição da instituição.

O banco disse já ter devolvido "quase a totalidade" dos empréstimos feitos ao Tesouro e julgados irregulares pelo TCU, em um total de 630,232 bilhões de reais, considerando principal e juros, dos quais cerca de 30 bilhões pagos este ano.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem acusado a área jurídica do BNDES de criar obstáculos aos pagamentos à União. No início do mês, ele afirmou que o banco ainda teria um passivo de 90 bilhões de reais com o Tesouro, e que o pagamento viabilizaria a redução da relação dívida/PIB este ano para cerca de 76%.

Na quarta-feira, o TCU determinou a aceleração da devolução dos pagamentos feitos pelo Tesouro ao BNDES. O tribunal decidiu, ainda, instaurar processo específico para avaliar a eventual utilização indevida pelas instituições financeiras federais dos recursos ainda não devolvidos à União.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índia diz que acordo comercial com EUA não prejudicará seus agricultores
Endividamento das famílias brasileiras marca novo recorde a despeito de medidas do governo, mostra BC
Dólar tem oscilações modestas com exterior e noticiário político no radar
Preço do minério de ferro sobe à medida que produção das siderúrgicas se recupera
Ações chinesas caem; índice do setor de tecnologia atinge mínima de mais de um ano
CBS para o produtor rural poderá ter alíquota de 4,52% na Reforma Tributária