Ucrânia diz que referendos russos destruirão possibilidade de negociações

Publicado em 20/09/2022 16:22

KIEV (Reuters) - Quaisquer referendos sobre adesão à Rússia em territórios ucranianos ocupados pela Rússia destruirão qualquer janela restante para negociações entre Kiev e Moscou, disse porta-voz do gabinete do presidente ucraniano nesta terça-feira, de acordo com a publicação ucraniana Liga.net.

"Sem os referendos, ainda há a menor chance de uma solução diplomática. Depois dos referendos - não", disse Serhiy Nykyforov, segundo a Liga.net.

Ele fez os comentários em resposta ao anúncio de autoridades russas instaladas em quatro regiões ucranianas ocupadas sobre planos para referendos nos próximos dias para adesão formal à Rússia.

O assessor presidencial Mykhailo Podolyak escreveu no Twitter mais tarde que quaisquer referendos devem ser acompanhados por um aumento nas sanções econômicas à Rússia e fornecimento de armas para a Ucrânia, incluindo mísseis ATACMS que têm um alcance maior do que qualquer sistema de armas ucraniano conhecido no momento.

"O Kremlin se opõe ao fornecimento de tanques modernos e ATACMS para a Ucrânia? É hora de entregá-los", disse ele.

(Reportagem de Max Hunder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem pouca variação na abertura enquanto investidores aguardam relatório de inflação
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares
Ibovespa renova máxima nos primeiros negócios e se aproxima de 165 mil pontos
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil com mercado à espera de dados dos EUA
China se compromete a aumentar importações e assinar mais acordos comerciais nos próximos cinco anos
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO