Reuters: Parlamentares da UE pressionam por sanções comerciais se Bolsonaro tentar "subverter" democracia

Publicado em 28/09/2022 16:26

BRASÍLIA (Reuters) - Membros de centro-esquerda do Parlamento Europeu pediram nesta quarta-feira à União Europeia que monitore de perto as eleições de domingo no Brasil e observe qualquer tentativa do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) de subverter a democracia, e disseram que sanções comerciais deveriam ser impostas se ele o fizer.

Em uma carta aberta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e seu vice-presidente, Josep Borrell, o grupo Verdes/Aliança Livre Europeia e alguns deputados social-democratas disseram que Bolsonaro tem atacado sistematicamente o sistema eleitoral brasileiro.

"Pedimos que vocês tomem medidas adicionais para deixar inequivocamente claro para o presidente Bolsonaro e seu governo que a Constituição do Brasil deve ser respeitada e tentativas de subverter as regras da democracia são inaceitáveis", afirmaram os parlamentares.

"A UE deve declarar que usará diferentes alavancas, incluindo o comércio, para defender a democracia e os direitos humanos do Brasil", disseram os eurodeputados.

Bolsonaro está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto e tem se recusado a dizer se aceitará o resultado se não for reeleito. Ele tem feito alegações infundadas de fraude no sistema de votação eletrônica do Brasil.

Pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira mostrou que Lula aumentou ligeiramente sua vantagem para 17 pontos percentuais antes da votação do primeiro turno, no domingo, e tem 48% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. A pesquisa mostrou que Lula pode vencer no primeiro turno, com 52% dos votos válidos, excluindo votos brancos e nulos.

Se a disputa for para segundo turno, a pesquisa Ipec aponta que Lula venceria por 54% dos votos contra 35% de Bolsonaro. A sondagem tem margem de erro de 2 pontos percentuais. 

(Reportagem de Anthony Boadle)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ata do Fed mostra divisão e discussões sobre altas de juros mesmo após pausa de janeiro
Trump realizará reunião do Conselho da Paz na quinta-feira, diz Casa Branca
Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano a 3,95% no Focus
Taxas dos DIs cedem na volta do Carnaval na contramão dos Treasuries
Dólar futuro oscila perto da estabilidade após retorno do Carnaval
Ibovespa abre em alta na volta do Carnaval com apoio de Wall St