Confiança econômica da zona do euro cai com força por alta nas expectativas de inflação

Publicado em 29/09/2022 08:29

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica da zona do euro caiu com força e mais do que o esperado em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, com piora do sentimento entre as empresas e os consumidores.

O índice mensal de sentimento econômico da Comissão Europeia caiu para 93,7 pontos em setembro de 97,3 em agosto em dado revisado para baixo, e contra 95,0 em pesquisa da Reuters.

A confiança caiu em todos os setores econômicos, incluindo indústria, serviços, comércio varejista e entre os consumidores, mostraram os dados da Comissão, em meio a um aumento das expectativas de inflação em todos os setores.

A queda no sentimento foi mais pronunciada entre a indústria e consumidores, com os gerentes industriais reduzindo suas expectativas para a produção e exportação futuras.

A confiança das famílias caiu para -28,8 pontos de -25,0, já que os consumidores esperam um agravamento da situação financeira nos próximos meses e previram cortes em seus planos de compras.

As expectativas de inflação aumentaram em todos os setores pesquisados após a queda nos meses anteriores, apesar da promessa do Banco Central Europeu de combater a espiral de preços com aumentos múltiplos das taxas de juros.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes