Dólar despenca ante real com euforia após surpresa no 1° turno das eleições

Publicado em 03/10/2022 09:42

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar despencava frente ao real nesta segunda-feira, depois que o desempenho melhor do que o esperado do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições de domingo, somada à formação de um Senado conservador, elevou a possibilidade de reeleição do candidato de agenda econômica percebida como mais liberal.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado no domingo, mas disputará um tenso segundo turno com Bolsonaro, que superou o estimado pelas principais pesquisas de opinião e ficou a pouco mais de 5 pontos de distância do ex-presidente.[nL1N311236]

E, com mais da metade dos senadores eleitos tendo Bolsonaro como principal cabo eleitoral, o entendimento nos mercados é de que, mesmo que Lula consiga a vitória, terá dificuldades para avançar com a agenda econômica dispendiosa prometida durante sua campanha.

Para além do Senado, aliados de Bolsonaro também garantiram vitória já no primeiro turno para os governos de Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.

"Jair Bolsonaro não apenas conseguiu ir ao segundo turno com Lula, mas passou fortalecido tendo em vista o desempenho dos seus candidatos nas corridas pelos governos e assentos no Congresso", disseram em nota estrategistas da Guide Investimentos.

Às 9:26 (de Brasília), o dólar à vista recuava 2,08%, a 5,2819 reais na venda.

Na B3, às 9:26 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 2,12%, a 5,3150 reais.

O real era a moeda com o melhor desempenho global nesta sessão.

“No entanto, ainda não descartamos maior volatilidade no período entre o primeiro e o segundo turno”, disse Pedro Patrão, economista e sócio da HCI Invest.

“Independente de quem vencer a disputa presidencial, a principal preocupação dos investidores para o próximo governo segue sendo a agenda fiscal e a trajetória dos gastos públicos... Os dois principais candidatos fizeram campanha por mais gastos e o presidente eleito terá esse desafio à frente, de como equilibrar as contas públicas e a trajetória futura da dívida.”

Com o mercado doméstico focado em digerir o resultado do primeiro turno eleitoral, o noticiário externo ficava em segundo plano. O índice do dólar frente a uma cesta de pares fortes subia 0,1% nesta manhã, com investidores ainda monitorando as sinalizações de política monetária dos principais bancos centrais e os riscos de que fortes aumentos de juro levem a uma recessão global.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar à vista teve variação positiva de 0,01%, a 5,3941 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em alta com alívio de preocupações com setor de tecnologia
Construção de moradias unifamiliares nos EUA se recupera em janeiro
Investidores avaliam implicações de possível saída antecipada de Lagarde do BCE
Ata do Fed pode destacar mudança em balanço de riscos
EUA revelam novos detalhes sobre suposto teste nuclear chinês
Trump diz que Japão investirá em projetos industriais e de energia em Ohio, Texas e Geórgia