EUA registram crescimento sólido do emprego em setembro; taxa de desemprego cai para 3,5%

Publicado em 07/10/2022 10:23

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - Os empregadores norte-americanos contrataram mais trabalhadores do que o esperado em setembro, enquanto a taxa de desemprego caiu para 3,5%, apontando para um mercado de trabalho apertado que mantém o Federal Reserve em sua agressiva campanha de aperto da política monetária por um tempo.

A economia norte-americana abriu 263.000 vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, disse o Departamento do Trabalho em seu relatório de emprego nesta sexta-feira. Os dados de agosto, com 315.000 postos de trabalho criados, não foram revisados.

Os economistas consultados pela Reuters previam abertura de 250.000 vagas de emprego, com as estimativas variando de 127.000 a 375.000.

A taxa de desemprego era de 3,7% em agosto.

Com o mercado de trabalho ainda apertado, os ganhos salariais permaneceram sólidos. A renda média por hora aumentou 0,3% após um aumento semelhante em agosto. Isso reduziu o aumento anual dos salários para 5,0%, de 5,2% em agosto.

O mercado de trabalho tem sido em grande parte resiliente aos custos maiores de empréstimo e às condições financeiras mais apertadas, com economistas dizendo que as empresas estão relutantes em demitir trabalhadores após as dificuldades de contratação no ano passado, quando a pandemia de Covid-19 forçou algumas pessoas a saírem da força de trabalho, em parte devido a doenças prolongadas causadas pelo vírus.

Enquanto dados governamentais desta semana mostraram que a abertura de vagas caiu em 1,1 milhão, o maior declínio desde abril de 2020, para 10,1 milhões no último dia de agosto, ainda há 4 milhões a mais de vagas do que norte-americanos desempregados. Uma pesquisa do Instituto de Gestão de Fornecimento na quarta-feira também mostrou que vários fornecedores de serviços relataram escassez de mão-de-obra em setembro.

Mas com os obstáculos dos custos de empréstimos maiores e o aumento lento da demanda, economistas esperam que as empresas recuem significativamente nas contratações. Os economistas dizem que as empresas estão preenchendo as vagas em aberto à medida que lutam para expandir o número de funcionários para atender ao aumento da demanda por seus produtos, impulsionando os ganhos de empregos.

O banco central dos Estados Unidos aumentou sua taxa de juros de quase zero no início deste ano para a faixa atual de 3,00% a 3,25%, e no mês passado sinalizou que mais aumentos grandes estavam a caminho este ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir