Bernanke, Diamond e Dybvig ganham Nobel de Economia por estudos sobre crises financeiras

Publicado em 10/10/2022 08:50

Por Simon Johnson e Balazs Koranyi

ESTOCOLMO (Reuters) - Um trio de economistas dos Estados Unidos, incluindo o ex-chefe do Federal Reserve Ben Bernanke, ganhou o Prêmio Nobel de Economia deste ano nesta segunda-feira por pesquisas sobre como apoiar bancos em dificuldades pode evitar uma crise econômica ainda mais profunda.

Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganharam o prêmio de 2022 por seu trabalho iniciado nos anos 1980, que teve importância prática na regulação dos mercados financeiros e na condução de crises financeiras.

"Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig melhoraram significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, particularmente durante crises financeiras", disse a Academia Real Sueca de Ciências nesta segunda-feira.

"Uma conclusão importante na pesquisa é por que evitar colapsos de bancos é vital", acrescentou a academia.

De acordo com a Academia, Bernanke mostrou com análises estatísticas que corridas bancárias levaram a falências de bancos e esse foi o mecanismo que transformou uma recessão relativamente comum na depressão dos anos 30, a crise mais dramática e severa do mundo.

As corridas bancárias podem facilmente tornar-se autorrealizáveis, levando ao colapso de uma instituição e colocando todo o setor financeiro em risco.

"Essas dinâmicas perigosas podem ser evitadas pelo governo fornecendo seguro de depósito e agindo como um credor de último recurso para os bancos", disse a Academia.

O trio se junta a Paul Krugman e Milton Friedman, vencedores anteriores do prêmio.

O prêmio de economia não é um dos cinco prêmios originais criados no testamento de 1895 do empresário e inventor da dinamite Alfred Nobel. Foi estabelecido pelo banco central da Suécia e concedido pela primeira vez em 1969.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir