GM entra no mercado de armazenamento e gestão de energia doméstica e comercial

Publicado em 11/10/2022 16:06

Por Paul Lienert

DETROIT (Reuters) - A General Motors está indo além da fabricação de automóveis, com planos de oferecer serviços de armazenamento e gerenciamento de energia para clientes residenciais e comerciais por meio de sua nova unidade GM Energy, movimento que a coloca em concorrência ainda maior com a Tesla.

A GM Energy agrupará o serviço de carregamento Ultium Charge 360 ​​com duas novas unidades, Ultium Home e Ultium Commercial, que oferecerão baterias estacionárias de armazenamento, além de painéis solares e células de combustível de hidrogênio, informou a empresa nesta terça-feira.

"Estamos entrando em todo o ecossistema de gerenciamento de energia", disse o executivo da GM, Travis Hester, em entrevista.

"Nossa concorrência neste mercado é realmente apenas com a Tesla, que é forte em gerenciamento de energia", acrescentou Hester, que lidera as operações de crescimento.

O negócio de geração e armazenamento de energia de sete anos da Tesla, que inclui painéis solares e baterias estacionárias, teve prejuízo de 129 milhões de dólares no ano passado, e receita de 2,8 bilhões de dólares.

Hester disse que a GM vê um mercado potencial de 120 bilhões a 150 bilhões de dólares em armazenamento e gerenciamento de energia. Ele se recusou a fornecer uma projeção de receita para a GM Energy.

O serviço Ultium Home oferecerá caixas de armazenamento de energia em parede fixas, semelhantes às unidades Powerwall da Tesla, com vendas e instalação programadas para começar no fim de 2023, junto do lançamento dos primeiros caminhões Chevrolet Silverado elétricos destinados a clientes particulares.

O serviço comercial da GM oferecerá capacidade similar às empresas, por meio de unidades de armazenamento estacionárias maiores, bem como microrredes conectadas a células de combustível de hidrogênio desenvolvidas pela montadora. As empresas poderão vender energia de volta às concessionárias durante os períodos de pico de consumo de energia.

A GM fará parceria com a SunPower para fornecer aos clientes painéis solares para aumentar a geração de energia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed