Congresso aprova MP que renova barreiras sanitárias em terras indígenas

Publicado em 12/10/2022 08:02 e atualizado em 12/10/2022 10:14

(Reuters) - O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira medida provisória que renova as barreiras de proteção sanitária em terras indígenas até o fim do ano, enviando o texto para promulgação após também ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.

De acordo com a Agência Senado, todas as 24 emendas apresentadadas foram rejeitadas pelo relator Paulo Rocha (PT-PA), mediante o prazo apertado para aprovação da matéria antes que perdesse a validade.

A MP, que foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de junho, determinou a instalação imediata de barreiras sanitárias protetivas para diminuir a disseminação da Covid-19 em áreas indígenas.

Na prática, foi uma reedição de medidas que vêm sendo adotadas desde outubro de 2020, quando o Congresso Nacional, o Ministério Público Federal (MPF) e entidades indígenas cobraram do governo federal o controle do trânsito de pessoas e de mercadorias em terras indígenas devido à pandemia.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 1.324 indígenas morreram vítimas da Covid-19 desde março de 2020, com 162 povos afetados e mais de 75 mil casos confirmados até o momento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed