OMS diz que Covid-19 ainda é uma emergência de saúde global

Publicado em 19/10/2022 12:45

(Reuters) - A Organização Mundial da Saúde disse nesta quarta-feira que a Covid-19 continua sendo uma emergência global, quase três anos depois de ter sido declarada desta forma.

O comitê de emergência da OMS fez a declaração de emergência para Covid-19 pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020. Essa determinação pode ajudar a acelerar pesquisas, financiamento e medidas internacionais de saúde pública para conter uma doença.

A agência da ONU disse nos últimos meses que, embora os casos estejam caindo em partes do mundo, os países ainda precisam manter sua vigilância e pressionar para vacinar suas populações mais vulneráveis.

"Embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou em algumas partes do mundo, continua sendo um evento de saúde pública que segue afetando adversa e fortemente a saúde da população mundial", disse o comitê da OMS.

Acrescentou que, embora o número de mortes por semana seja o menor desde o início da pandemia, eles ainda permanecem altos em comparação com outros vírus.

"Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a repórteres.

(Reportagem de Manas Mishra em Bengaluru e Jennifer Rigby em Londres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed