Reino Unido diz que aeronave russa disparou míssil perto de avião britânico sobre Mar Negro

Publicado em 20/10/2022 10:34

LONDRES (Reuters) - Um avião russo lançou um míssil perto de uma aeronave britânica que patrulhava o espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro em 29 de setembro, disse o ministro da Defesa, Ben Wallace, nesta quinta-feira, em aparente acidente e não uma escalada deliberada de tensões.

O Reino Unido condenou a Rússia por invadir a Ucrânia e atingiu Moscou com sanções punitivas ao mesmo tempo em que deu apoio militar e civil a Kiev, e as relações entre os dois países estão em baixa histórica.

Wallace afirmou ao Parlamento que o Reino Unido suspendeu as patrulhas após o incidente e expressou suas preocupações ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. A Rússia respondeu em 10 de outubro dizendo que investigou o caso e culpou um defeito técnico.

"Não consideramos isso uma escalada deliberada dos russos, nossa análise confirmaria que foi um mau funcionamento", disse Wallace ao Parlamento.

"No entanto, é um lembrete de como as coisas podem ser perigosas quando você escolhe usar seus caças da maneira que os russos têm feito por muitos períodos de tempo."

Ele disse que a Rússia reconheceu que o incidente ocorreu no espaço aéreo internacional, acrescentando que as patrulhas foram retomadas, e as aeronaves britânicas agora estão sendo acompanhadas por escoltas de caças.

(Reportagem de Kylie MacLellan e Farouq Suleiman)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed