Reuters: Líderes mundiais parabenizam Lula por vitória no segundo turno da eleição presidencial

Publicado em 31/10/2022 07:31

(Reuters) - Os presidentes de França, Chile, México, Bolívia e Portugal, além do primeiro-ministro da Espanha, parabenizaram o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória no segundo turno da eleição presidencial deste domingo.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, mostrou seu apoio no Twitter ao compartilhar uma publicação de Lula e escrever "Lula. Alegria", enquanto o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, postou foto com o ex-presidente e disse que agora "haverá igualdade e humanismo" no país.

O presidente da França, Emmanuel Macron, mandou "felicitações" a Lula e disse que sua vitória abre "um novo capítulo na história do Brasil" e que juntos vão "enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países".

Pedro Sanchéz, primeiro-ministro da Espanha, também parabenizou o presidente eleito e disse que ambos vão "trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas". Sanchéz já havia declarado apoio a Lula antes da votação deste domingo.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu comunicado afirmando que o novo mandato de Lula "corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português".

Durante a campanha, Lula prometeu restabelecer as alianças diplomáticas do país, ao acusar seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro, de isolar o Brasil do resto do mundo.

(Reportagem de Fernando Cardoso; Edição de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes