Knot diz que próximo aumento de juros do BCE deve ser de entre 0,50 e 0,75 p.p

Publicado em 31/10/2022 09:37

AMSTERDÃ (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) pode aumentar seus juros em 0,75 ponto percentual novamente em sua próxima reunião de política monetária em dezembro, disse o membro do Conselho do BCE, Klaas Knot, neste domingo.

O banco central dos 19 países que compartilham o euro elevou a taxa de juros que paga sobre depósitos bancários em 0,75 ponto na semana passada, atingindo 1,5%, nível mais alto desde 2009.

"Vamos dar um passo significativo nos juros novamente em dezembro", disse Knot em entrevista ao programa de TV holandês Buitenhof, acrescentando que o próximo aumento deve ficar entre 0,50 e 0,75 ponto.

"Ainda não chegamos nem ao intervalo (do jogo)", disse Knot sobre a luta do BCE contra o aumento da inflação na zona do euro.

"Ainda estamos retornando os juros ao seu nível neutro, para o qual também precisaremos da reunião de dezembro."

O BCE continuará apertando sua política monetária no próximo ano, disse Knot, em uma tentativa de reduzir a inflação atualmente em cerca de 10% na área da moeda única.

"A partir de 2023, jogaremos o segundo tempo com passos menores nos juros e encolhendo nosso balanço", disse o presidente do banco central holandês.

"Então estaremos na zona em que efetivamente esfriaremos a economia, o que é necessário para reduzir a inflação de 10% para 2% nos próximos 18 a 24 meses."

(Reportagem de Bart Meijer)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed