Reuters: Deputados de Goiás aprovam contribuição do agronegócio, alvo de críticas de produtores

Publicado em 23/11/2022 18:48

Por Rafaella Barros

SÃO PAULO (Reuters) - Com 22 votos a favor e 14 contrários, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação nesta quarta-feira a chamada contribuição Fundeinfra, que pode atingir até 1,65% sobre a venda de produtos como a soja e que tem sido alvo de duras críticas de produtores.

Agora, a matéria segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

O objetivo da nova contribuição é compensar parte das perdas de arrecadação que o Estado vem tendo com a redução do ICMS para combustíveis, energia e telecomunicações.

Os recursos, destacou a Alego em nota, serão direcionados à implementação de políticas e ações administrativas nas áreas de infraestrutura agropecuária, transportes, manutenção, conservação, pavimentação, entre outras.

A contribuição de Goiás foi inspirada em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que tem programas semelhantes.

(Por Rafaella Barros)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confiança da indústria cai pelo terceiro mês seguido com piora em indicadores sobre situação atual
Ações chinesas se recuperam; setor de tecnologia acompanha alta generalizada
Pesquisas de boca de urna em Israel indicam empate nas eleições desta 3ª feira
FPA reafirma independência e sinaliza diálogo com o governo em pautas do agro
Número de superendividados no Brasil cresceu 75% em cinco anos, diz BC
Dólar fecha em baixa de 1% depois de disparada pós-eleição