Ibovespa cai mais de 2% com Vale e após rumores sobre Mercadante em estatais

Publicado em 12/12/2022 12:19

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta segunda-feira, apesar do desempenho positivo em Wall Street, diante da queda de Vale e com aversão ao risco local após notícias colocarem Aloizio Mercadante como cotado a assumir BNDES ou Petrobras, cujas ações também cediam forte.

Às 12:06 (de Brasília), o Ibovespa caía 2,52%, a 104.811,83 pontos O volume financeiro era de 7,7 bilhões de reais.

Notícias citando ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da transição de governo, como cotado para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou Petrobras no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pesavam na bolsa local nesta segunda-feira, já que representam sinalização de política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, segundo agentes de mercado.

Ainda que os rumores tenham saído no final de semana, a abertura do Ibovespa foi em queda leve, com investidores precificando o noticiário ao longo da manhã.

Para Alfredo Menezes, gestor e sócio da Armor Capital, o mercado está "reprecificando" a política econômica esperada para o novo governo. "O mercado sempre é tolerante com um novo governo. Até uma hora que cobra tudo", disse.

Aliado a isso, rumores de mudanças na Lei das Estatais também foram citadas por agentes financeiros como um dos motivos para a forte queda do Ibovespa.

Ainda na cena local, o mercado segue atento à tramitação da PEC da Transição, enquanto a diplomação de Lula ocorre nesta tarde.

No exterior, o foco está nas decisões de taxas de juros nesta semana, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Os principais índices de ações em Nova York operavam em leve alta, com agentes financeiros também na expectativa por dado de inflação norte-americana na terça-feira. O S&P 500 avançava 0,2%.

 

DESTAQUES

- PETROBRAS PN cedia 4,49%, a 23,6 reais. De pano de fundo estavam notícias sobre cotados para comandar a petrolífera no mandato de Lula. O petróleo Brent subia cerca de 1% no exterior após queda mais cedo.

- CIELO ON subia 1,6%, a 4,42 reais, após o UBS-BB elevar recomendação da companhia de "neutra" para "compra", e aumentar o preço-alvo de 4,5 reais para 7 reais.

- VALE ON perdia 2,31%, 86,69 reais, após queda do preçop do minério de ferro na Ásia e alta forte de ações ligadas a commodities metálicas na última sessão. O minério de ferro mais negociado para maio em Dalian caiu 0,8%. CSN MINERAÇÃO ON cedia 5,9%, a 3,83 reais.

- BANCO DO BRASIL ON tinha queda de 3,54%, a 33,74 reais, destacando-se entre a performance negativa dos bancos em geral na sessão, em meio a rumores de potenciais mudanças na Lei das Estatais.

- BRF ON tinha baixa de 6,78%, a 7,01 reais, em sua terceira queda seguida. A ação fechou na sexta-feira em seu menor valor em cerca de 17 anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump concorda com cessar-fogo de duas semanas com o Irã e deixa de lado ameaça de destruir "toda uma civilização"
Irã interromperá os ataques se os ataques contra ele cessarem, diz chanceler
Irã diz que negociações com EUA começarão na sexta-feira em Islamabad
Jefferson, do Fed, vê riscos tanto para emprego quanto para inflação
Dólar fecha quase estável no Brasil enquanto EUA avaliam extensão de prazo ao Irã
Distribuidoras de gás estimam aumento de 20% em contratos com Petrobras e pedem medidas