Reuters: Diplomação pelo TSE atesta vitória da democracia e haverá responsabilização por discurso de ódio, diz Moraes

Publicado em 12/12/2022 15:49

BRASÍLIA (Reuters) - A diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atesta a vitória da democracia e haverá responsabilização de quem promove discursos de ódio, disse o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em cerimônia nesta segunda-feira sob fortes aplausos.

"Nas eleições de 2022, a presente diplomação tem um duplo significado, pois além do reconhecimento da regularidade e legitimidade da vitória da chapa presidencial composta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin", afirmou Moraes

"Essa diplomação atesta a vitória plena, incontestável da democracia e do Estado de Direito contra os ataques antidemocráticos contra a desinformação e contra o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que já identificados, garanto, serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições", prosseguiu.

O presidente do TSE disse que ataques extremistas, autoritários e antidemocráticos buscaram minar três pilares: a imprensa e a livre manifestação de pensamento, a integridade do

sistema eleitoral e a independência do Poder Judiciário após citar ataques e ameaças verbais a membros do TSE e do Supremo Tribunal Federal.

"Esses extremistas, autoritários, criminosos não conhecem o

Poder Judiciário brasileiro", disse.

"O Poder Judiciário brasileiro com coragem, Poder Judiciário brasileiro tem força, o Poder Judiciário tem serenidade e altivez e manteve sua independência e imparcialidade, garantindo o respeito ao Estado de Direito para realizar eleições limpas, transparentes e seguras, concretizando mais uma etapa na construção de nossa Democracia", exaltou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral