Minério de ferro recua com crescentes preocupações sobre Covid na China

Publicado em 19/12/2022 09:40

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os preços do ingrediente siderúrgico minério de ferro e os futuros do aço na China caíram nesta segunda-feira, com o aumento dos casos locais de Covid-19 levando os traders a registrar algum lucro de um rali recente estimulado pela flexibilização das restrições ao coronavírus.

A maior produtora de aço, a China, está na primeira de três ondas esperadas de casos de Covid-19 neste inverno, de acordo com o principal epidemiologista do país, forçando muitas pessoas a ficar em casa.

O contrato do minério de ferro mais negociado para entrega em maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou com queda de 3,7%, a 793,50 iuanes (113,75 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 3,1%, para 107,85 dólares a tonelada, a partir das 04:00 (horário de Brasília).

O surto de Covid-19 na China "pode provocar uma proporção crescente da população nervosa a esperar a onda atual em casa, destruindo a atividade econômica no processo", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

A retração do mercado foi ampla, mesmo quando Pequim, em um comunicado na sexta-feira após uma reunião de definição de agenda, prometeu se concentrar na estabilização de sua economia de 17 trilhões de dólares em 2023 e intensificar os ajustes de política para garantir que as principais metas sejam atingidas.

O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 3,4%, a bobina a quente perdeu 3,6% e o aço inoxidável caiu 4,8%.

Em Dalina, o carvão caiu 6,4% e o coque perdeu 6,8%.

Os fundamentos do mercado também foram preocupantes.

A produção média diária de aço bruto entre as usinas membros da Associação de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês) diminuiu entre 1º e 10 de dezembro, depois de subir nos dois períodos anteriores de 10 dias, caindo 2,1% ou 41.800 toneladas em relação ao final de novembro, para 1,99 milhão de toneladas, informou a consultoria Mysteel, citando dados da CISA.

Várias produtoras de aço cortaram a produção enquanto tentavam recuperar as perdas e antecipar o cenário de uma demanda mais fraca durante o inverno, disse a Mysteel.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral