Japão alerta para situação da Covid na China e corta estimativa para produção industrial

Publicado em 21/12/2022 09:40

TÓQUIO (Reuters) - O Japão prestará atenção à situação da Covid-19 na China, além ficar atento aos riscos de uma desaceleração econômica global, aumentos de preços e restrições de abastecimento, de acordo com seu relatório mensal de dezembro.

O relatório econômico do Escritório do Gabinete foi divulgado no momento em que o Japão, a terceira maior economia do mundo, se depara com um crescimento global lento e altos custos de importação que pesaram sobre suas exportações e atividades industrial.

O governo cortou sua visão sobre a produção industrial pela primeira vez em seis meses, uma vez que a demanda global por semicondutores está em pausa, mas manteve sua avaliação sobre a economia geral, dizendo que ela está "melhorando moderadamente".

"Se a situação de infecção da China impactar as cadeias de fornecimento ou o comércio, também poderá ter impacto na economia do Japão, como vimos neste ano", disse um funcionário do Escritório do Gabinete.

Enquanto isso, Tóquio melhorou sua visão sobre o sentimento empresarial pela primeira vez em um ano para dizer que está mostrando sinais de recuperação. Anteriormente, o governo disse que a recuperação do sentimento empresarial estava em pausa.

(Reportagem de Kaori Kaneko)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984)) REUTERS CMO

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março