Câmara aprova texto-base da PEC da Transição em 2º turno; falta análise de emenda

Publicado em 21/12/2022 18:19

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto principal da PEC da Transição em segundo turno, mas o texto ainda pode ser alterado por um destaque a ser analisado em seguida.

O texto-base foi aprovado por 331 votos a 163. Por se tratar de uma mudança na Constituição, era exigido um mínimo de 308 votos entre os 513 deputados.

A emenda destacada para votação individual tenta retirar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dispositivo segundo o qual recursos do PIS/Pasep não reclamados em prazo superior a 20 anos serão apropriados pelo Tesouro Nacional como receita primária para realização de despesas de investimento.

Mais cedo, o plenário da Câmara concluiu a votação da PEC em primeiro turno. Na véspera, seu texto principal já havia sido aprovado por 331 votos a 168, e nesta quarta os deputados encerraram a votação dos destaques no 1º turno.

A proposta amplia o teto de gastos em 145 bilhões de reais em 2023 para o pagamento do Bolsa Família, entre outros programas, garantindo alguma margem de manobra orçamentária ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello; Edição de Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Orçamento de Trump propõe corte de 10% em gastos discricionários e aumento nos gastos com defesa
Líderes do Irã se juntam a manifestantes nas ruas de Teerã para projetar controle em tempos de guerra
Jovem Pan: Sob ameaça dos EUA, Irã volta a bombardear Israel
Trump promete mais ataques à infraestrutura iraniana enquanto nações buscam abrir Ormuz
Distribuidoras nacionais ficam de fora de 1ª fase do programa de subvenção ao diesel, mostra ANP
Ibovespa fecha quase estável com suporte de petrolíferas