Premiê italiana reafirma apoio à Ucrânia em ligação com Zelenskiy

Publicado em 27/12/2022 15:54

ROMA (Reuters) - A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, reafirmou nesta terça-feira o "apoio total" de seu governo à Ucrânia em uma ligação com o presidente Volodymyr Zelenskiy, informou seu gabinete em comunicado.

Meloni, que assumiu o cargo em outubro, tem sido uma firme apoiadora de Kiev, apesar dos atritos sobre o assunto dentro de sua coalizão governista de direita e da opinião pública dividida.

"Meloni renovou o apoio total do governo italiano a Kiev nos campos político, militar, econômico e humanitário, para reparar a infraestrutura energética e (para trabalhar) para a futura reconstrução da Ucrânia", afirmou seu gabinete.

Em um tuíte publicado nesta terça-feira, Zelenskiy agradeceu Meloni por sua "solidariedade e apoio abrangente" e disse que a Itália está considerando fornecer sistemas de defesa aérea a Kiev.

Em entrevista à Reuters neste mês, o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, confirmou que Kiev havia solicitado sistemas de defesa aérea, incluindo o sistema franco-italiano SAMP/T.

Sob a administração anterior do primeiro-ministro Mario Draghi, a Itália enviou cinco pacotes de ajuda a Kiev, incluindo suprimentos militares, e o governo de Meloni está trabalhando em uma possível sexta entrega.

O gabinete de Meloni disse nesta terça-feira que ela "confirmou sua intenção" de visitar Kiev e convidou Zelenskiy, que na semana passada visitou os Estados Unidos em sua primeira viagem ao exterior desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro, para ir a Roma.

(Reportagem de Angelo Amante)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC