Putin e Xi Jinping falarão por link de vídeo na sexta-feira

Publicado em 29/12/2022 09:54

O presidente russo, Vladimir Putin, falará com o presidente chinês, Xi Jinping, por videoconferência na sexta-feira para discutir uma série de questões bilaterais e regionais.

"Antes de tudo, eles vão falar sobre as relações bilaterais russo-chinesas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres nesta quinta-feira.

"E, claro, será muito importante trocar pontos de vista sobre problemas regionais mais agudos --aqueles que estão mais próximos de nós, a Rússia, e aqueles que estão mais próximos da China", acrescentou Peskov, sem dar detalhes específicos.

Moscou tem procurado aprofundar seus laços econômicos, políticos e de segurança com Pequim desde o envio de suas forças à Ucrânia em fevereiro. Os dois países assinaram uma parceria estratégica "sem limites" alguns dias antes de a Rússia lançar a campanha.

Pequim também aumentou suas compras de petróleo e gás russo desde que os países europeus cortaram ligações com a Rússia, enquanto Moscou apoiou publicamente a posição de Xi sobre Taiwan e acusou o Ocidente de tentar provocar um conflito sobre o status da ilha autônoma, a qual a China reivindica como sua.

Mas Xi às vezes parece apático sobre a campanha militar da Rússia na Ucrânia. Em setembro, Putin reconheceu publicamente que seu colega chinês tinha "preocupações" com as ações da Rússia.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março