Fernández confirma viagem de Lula à Argentina dia 23 de janeiro

Publicado em 02/01/2023 15:55 e atualizado em 02/01/2023 16:40

Por Lisandra Paraguassu

 

 

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao país no próximo dia 23 para uma visita oficial, e participará no dia 24 da reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Fernández esteve com Lula na manhã desta segunda, em uma das 17 reuniões marcadas pelo presidente depois da sua posse.

“Esperamos Lula em visita oficial no dia 23 e esperamos poder avançar em tudo o que conversamos, hoje tomando decisões e colocando em marcha ações concretas o vínculo que a Argentina e Brasil devem ter”, disse Fernández.

“Dia 24 nos reuniremos com a Celac, em Buenos Aires. Pessoalmente acredito que Lula é um líder regional e vai dar um impulso à América Latina muito importante.”

Um dos pontos centrais da política externa do presidente neste terceiro mandato é a retomada das relações regionais, enfraquecidas durante o mandato de Jair Bolsonaro, que retirou a ênfase de fóruns e das relações multilaterais e até na relação com a Argentina --principal parceiro comercial do Brasil na região-- por questões ideológicas.

Lula insistiu em ter todos os países sul-americanos representados na sua posse, e teve 10 presidentes -faltaram apenas a presidente do Peru que, em meio a crise no país, enviou o presidente do Conselho de ministros, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que até à véspera estava proibido de entrar no Brasil. Em seu lugar veio o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodrigues.

O presidente tem ainda a previsão de duas outras viagens no primeiro trimestre, mas ainda sem datas, para os Estados Unidos e para a China.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi