Gastos com construção nos EUA se recuperam em novembro

Publicado em 03/01/2023 14:02

WASHINGTON(Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos se recuperaram inesperadamente em novembro, impulsionados por ganhos em estruturas não residenciais, mas a construção de residências unifamiliares seguiu prejudicada por taxas de hipoteca mais altas.

O Departamento de Comércio informou nesta terça-feira que os gastos com construção subiram 0,2% em novembro, após cair 0,2% em outubro.

Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos com construção cairiam 0,4%. Os gastos com construção aumentaram 8,5% na comparação anual em novembro.

Os gastos com projetos de construção privados avançaram 0,3%, após queda de 0,7% em outubro.

O investimento em estruturas privadas não residenciais, como perfuração de poços de gás e petróleo, saltou 1,7% no período. Mas os gastos com construção residencial caíram 0,5%, com os gastos com projetos habitacionais unifamiliares caindo 2,9%. Os gastos com habitações multifamiliares aumentaram 2,4%.

A batalha do Federal Reserve para domar a inflação com o ciclo de aumento mais rápido da taxa de juros desde a década de 1980 está estrangulando o mercado imobiliário dos EUA, baqueando a construção e venda de imóveis.

A taxa média de hipoteca fixa de 30 anos, que ultrapassou 7% em outubro pela primeira vez desde 2002, retomou sua tendência de alta depois de ter recuado brevemente no final de 2022, mostraram dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

A taxa média foi de 6,42% na semana passada, ante 6,27% na semana anterior. A média foi de 3,11% durante o mesmo período de 2021.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global