Minério de ferro cai em meio à volatilidade estimulada por surto de Covid na China

Publicado em 04/01/2023 08:43

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram em uma sessão volátil nesta quarta-feira, quando as interrupções provocadas pela Covid-19 e as preocupações persistentes com o fraco mercado imobiliário na China superaram o otimismo em torno da reabertura do país e das medidas de estímulo econômico.

O minério de ferro mais negociado para maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 0,4%, a 846,50 iuanes (122,94 dólares) a tonelada, devolvendo ganhos iniciais.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de fevereiro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 1,2%, para 114,70 dólares a tonelada.

Os preços das casas na China, maior produtora mundial de aço do mundo, caíram em um ritmo mais rápido em dezembro, de acordo com uma pesquisa privada, refletindo a demanda persistentemente fraca em meio ao aumento dos casos de Covid, apesar de uma série de medidas de apoio ao setor imobiliário em dificuldades.

"Mantemos nossa visão de que o consumo subjacente de aço do setor imobiliário da China não deve se recuperar significativamente nos próximos 3 a 6 meses", disseram analistas do Citi em nota de 3 de janeiro.

"O setor imobiliário continua enfrentando desafios. A segurança do emprego e a confiança do consumidor continuam desafiadoras e a atual onda de infecções por Covid segue sendo um vento contrário", disseram eles.

As referências do aço fecharam com comportamentos mistos, com vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai caindo 0,4%, enquanto a bobina a quente ganhou 0,1%.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha sem direção única e ações de saúde e energia pressionam S&P 500
Ibovespa cai mais de 2% e fecha abaixo de 159 mil pontos
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest