Índice de preços ao produtor do Brasil tem queda de 0,54% em novembro

Publicado em 04/01/2023 09:27 e atualizado em 04/01/2023 10:04

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços ao produtor no Brasil recuaram 0,54% em novembro, quarta taxa negativa seguida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

A deflação de novembro, entretanto, foi mais fraca do que aquela vista em outubro, quando os preços na indústria tiveram queda de 0,86%. Com isso o índice passa a acumular em 12 meses alta de 4,39%.

As quatro maiores variações foram registradas em outros produtos químicos (-4,41%); fumo (2,38%); perfumaria, sabões e produtos de limpeza (2,04%); e impressão (1,95%).

“A maior influência na queda de preços na indústria química, em outubro e novembro, está relacionada com a redução dos preços dos adubos. O Brasil importa grande parte do que consome, logo os preços dos produtos produzidos aqui acompanham os preços internacionais, e esses, depois de terem sido elevados no começo do conflito europeu, começaram a cair, com certa normalização dos fluxos de comércio”, explicou o gerente de Análise e Metodologia do IBGE, Alexandre Brandão.

Também se destacou a queda de 0,70% em alimentos, segundo Brandão influenciada pela entrada da safra de alguns produtos e uma demanda menor em outros.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump afirma que haverá acordo com Irã ou EUA "terminarão o serviço"
Ibovespa recua com Ambev entre maiores perdas; Cosan sobe
Ataques russos deixam 20 mortos e expõem escassez de defesa aérea na Ucrânia
Expectativa para inflação este ano cai pela 1ª vez após 16 semanas
Ações da China fecham estáveis com alta dos setores agrícola e de energia
Bolsonaro tem prisão domiciliar prorrogada por questões de saúde