Premiê e presidente do BC do Japão pressionam empresas por salários mais altos

Publicado em 04/01/2023 09:33 e atualizado em 04/01/2023 10:06

Por Yoshifumi Takemoto e Leika Kihara

 

 

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu às empresas nesta quarta-feira que aumentem os salários a um nível que exceda a taxa de inflação, como parte dos esforços do país para colocar a economia em uma trajetória de recuperação sustentada.

O presidente do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, também pressionou as empresas a aumentar os salários, dizendo que isso apoiará os esforços do Banco do Japão para manter os preços em torno de sua meta de inflação de 2%.

As declarações vêm antes das negociações salariais anuais entre empresas e sindicatos, que serão fundamentais para determinar quando o Banco do Japão pode reduzir seu estímulo massivo.

A riqueza acumulada pelas empresas não chegou às famílias por meio de salários mais altos nos últimos 30 anos, uma situação que o governo espera mudar, disse Kishida em entrevista coletiva.

"Gostaria de criar uma estrutura econômica em que os salários subam a cada ano", acrescentou.

Separadamente nesta quarta-feira, Kuroda reiterou sua determinação de manter uma política monetária ultrafrouxa para alcançar de forma sustentável a inflação de 2%.

"A economia do Japão deve sustentar um crescimento bastante estável", disse Kuroda em uma reunião de executivos de bancos comerciais.

"O Banco do Japão apoiará a economia com afrouxamento monetário, para que sua meta de inflação seja atingida de forma sustentável e constante, acompanhada de crescimento salarial", disse ele.

(Reportagem de Yoshifumi Takemoto e Leika Kihara; Reportagem adicional de Tetsushi Kajimoto)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral