Ações da Petrobras têm variações modestas após renúncia de CEO e indicação de Prates

Publicado em 04/01/2023 11:14

(Reuters) - As ações da Petrobras tinham variações modestas nesta quarta-feira, após renúncia do presidente-executivo, enquanto o governo informou ao conselho de administração da companhia que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o indicado para o comandar a petrolífera de controle estatal.

Por volta de 11:00, Petrobras PN cedia 0,27%, a 22,28 reais, e Petrobras ON perdia 0,08%, a 25,78 reais, enquanto o Ibovespa mostrava acréscimo de 0,24%.

Nos dois primeiros pregões do ano, as PNs contabilizaram um declínio de quase 9% e as ON, de cerca de 8%, em meio a preocupações com a estratégia da companhia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou em discursos o relevante papel da empresa no desenvolvimento do país.

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira que o conselho da Petrobras aprovou o encerramento antecipado do mandato de Caio Paes de Andrade como presidente da companhia e nomeou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, para ocupar o cargo interinamente.

Na véspera, fontes disseram à Reuters que Andrade havia renunciado ao cargo de presidente da Petrobras.

Em paralelo, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta terça-feira ao conselho da Petrobras que Prates será o indicado para exercer o cargo de presidente e membro do colegiado da empresa. A indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República.

Analistas têm adotado uma visão cautelosa sobre a empresa, diante de possíveis mudanças na estratégia de longo prazo e dúvidas sobre sua futura alocação de capital, bem como acerca das políticas de dividendos e preços de combustíveis, não descartando aumento na volatilidade dos papéis.

Desde a eleição de Lula em 30 de outubro, as PNs da Petrobras acumulam queda em torno de 22% e as ONs da companhia cedem cerca de 19%, distanciando-se das suas máximas históricas intradia de 33,59 reais e 37,43 reais, respectivamente, apuradas também em outubro do ano passado.

As negociações das ações da Petrobras nesta quarta-feira também tinham como pano de fundo o declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o contrato Brent mostrava queda de 2,59%. No setor, 3R Petroleum ON caía 3,14% e PRIO ON perdia 1,66%.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam