Putin diz a Erdogan que Ucrânia deve aceitar perda de territórios para que haja diálogo

Publicado em 05/01/2023 09:13

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, nesta quinta-feira que a Rússia está aberta ao diálogo sobre o conflito na Ucrânia, mas Kiev terá que aceitar a perda de territórios reivindicados pela Rússia, de acordo com o Kremlin.

"Vladimir Putin reafirmou a abertura da Rússia a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram os requisitos bem conhecidos e reiterados e levem em conta as novas realidades territoriais", afirmou o Kremlin.

Putin também "reconheceu o papel destrutivo do Ocidente, fornecendo armas em Kiev, providenciando informações e orientação", disse o Kremlin.

Os dois presidentes também discutiram uma série de questões energéticas, incluindo a criação de um centro de gás na Turquia e a construção da usina nuclear de Akkuyu, disse o Kremlin.

Erdogan e o presidente russo conversaram várias vezes desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em fevereiro. A Turquia atuou como mediadora ao lado da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um acordo que permitisse a exportação de grãos dos portos ucranianos.

De acordo com o Kremlin, Putin disse mais uma vez a Erdogan que todas as barreiras às exportações russas de alimentos e fertilizantes, que a Rússia vê como parte do acordo de grãos, devem ser dissolvidas.

(Reportagem de Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”