Premiê japonês pede aumentos salariais mais rápidos para evitar estagflação

Publicado em 05/01/2023 11:19

Por Yoshifumi Takemoto e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, pediu nesta quinta-feira aos líderes empresariais que acelerem os aumentos salariais, alertando que a economia corre o risco de cair em estagflação se os salários não acompanharem os avanços dos preços.

"Há sinais indicando que a estagflação surge se o crescimento salarial ficar atrás dos aumentos de preços", disse Kishida em um encontro de Ano Novo com três grandes lobbies empresariais.

A estagflação é uma combinação de baixo crescimento econômico e alta da inflação, prejudicando o poder de compra das famílias.

"O núcleo de um ciclo econômico virtuoso está no crescimento dos salários. Estou pedindo aumentos salariais que superem a inflação e o governo apoiará esses esforços", disse Kishida.

Ele disse que as diretrizes serão elaboradas em junho para aumentar a flexibilidade no mercado de trabalho, tornando-o mais atraente para os trabalhadores, acostumados com a noção de empregos vitalícios, a mudar de emprego e se mudar para setores de alto crescimento.

O governo está se comprometendo a gastar 1 trilhão de ienes (7,5 bilhões de dólares) nos próximos cinco anos na requalificação de trabalhadores, ao mesmo tempo em que incentiva as empresas a flexibilizar as escalas salariais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”