IGP-DI volta a subir em dezembro sob peso de alimentos e fecha 2022 com alta de 5%

Publicado em 06/01/2023 08:44

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) voltou a subir em dezembro sob o peso de alimentos e encerrou o ano com alta acumulada de cerca de 5%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

O índice subiu 0,31% em dezembro, após queda de 0,18% no mês anterior, mas o resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%.

Com isso, o IGP-DI encerrou 2022 com avanço acumulado de 5,03%, contra 17,74%% em 2021.

"A última edição do IGP-DI de 2022 mostra aceleração dos preços de alimentos importantes ao produtor e ao consumidor", destacou André Braz, coordenador dos índices de preços.

No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,32%, de recuo de 0,43% no mês anterior, fechando o ano com alta acumulada de 4,7%.

Braz destaca que, entre os alimentos no IPA, os maiores aumentos foram registrados em bovinos (de -1,65% para 2,57%), café (de -16,66% para 5,19%) e feijão (de 4,62% para 13,18%).

A pressão para o consumidor em dezembro diminuiu uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) --que responde por 30% do IGP-DI-- desacelerou a alta a 0,35% no período, de 0,57% em novembro. No acumulado de 2022, o IPC subiu 4,28%.

Transportes (0,92% para -0,07%) e Alimentação (1,06% para 0,73%) registraram decréscimo das taxas, mas entre os alimentos pressionaram o índice geral feijão carioca (de -1,57% para 6,93%) e óleo de soja (-0,69% para 1,49%).

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou desaceleração da alta a 0,09% em dezembro, de 0,36% antes, encerrando 2022 com avanço acumulado de 9,28%.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”