BCE vê crescimento salarial "muito forte" nos próximos trimestres

Publicado em 09/01/2023 10:04

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento salarial em toda a zona do euro deve ser "muito forte" nos próximos trimestres, mas é provável que os salários reais ainda diminuam dada a inflação, apontou um artigo do Boletim Econômico do Banco Central Europeu nesta segunda-feira.

Um aumento histórico da inflação tem corroído a renda real nos últimos dois anos e as empresas estão finalmente começando a ajustar os salários, levando a preocupações de que a inflação elevada pode se perpetuar se os salários forem ajustados em uma base mais permanente.

"Espera-se que o crescimento salarial nos próximos trimestres seja muito forte em comparação com padrões históricos", concluiu o artigo escrito por economistas da equipe do banco.

"Isto reflete mercados de trabalho robustos que até agora não foram substancialmente afetados pela desaceleração da economia, aumentos nos salários mínimos nacionais e alguma recuperação entre salários e taxas altas de inflação."

Mas a desaceleração econômica esperada e a incerteza sobre as perspectivas devem pressionar para baixo o crescimento dos salários além do curto prazo, argumentaram os economistas.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou recentemente que os salários provavelmente estão aumentando a um ritmo mais rápido do que o previsto e que o BCE tem que impedir que isso aumente as expectativas de inflação a longo prazo.

O artigo, no entanto, parece minimizar as preocupações salariais, argumentando que os rendimentos reais continuarão a cair, pois a inflação será maior do que o aumento robusto dos salários nominais.

"Os salários reais dos consumidores são agora substancialmente mais baixos do que antes da pandemia e provavelmente cairão ainda mais nos próximos meses", concluiu o BCE no artigo.

"Isto poderia levar os sindicatos a exigir aumentos salariais mais altos nas próximas rodadas de negociação, especialmente nos setores com salários mais baixos."

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral