Atos contra refinarias foram reprimidos e funcionamento está normal, diz FUP

Publicado em 09/01/2023 12:02

(Reuters) - Ameaças de atos contra refinarias visando impedir o fornecimento de combustíveis foram reprimidas e as instalações estão funcionando normalmente, disse a Federação Única dos Petroleiros (FUP) nesta segunda-feira.

Segundo a FUP, as unidades de refino da Petrobras estão sendo monitoradas por forças de segurança, como Polícia Militar e Batalhão de Choque, além de representantes dos sindicatos dos petroleiros.

Até a manhã desta segunda-feira, foram mapeados pequenos grupos de manifestantes nas proximidades de acesso às refinarias e distribuidoras em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, mas sem bloqueios ou impactos para a operação das unidades, afirmou a entidade.

"Nenhuma refinaria foi bloqueada, graças à atuação da FUP e seus sindicatos junto aos poderes públicos", disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em nota.

Durante a madrugada, houve tentativa de bloqueio de uma distribuidora privada localizada próxima à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

"O movimento foi reprimido pelo aparato policial de segurança", relatou o presidente do sindipetro do Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge.

Na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São Paulo, aproximadamente 30 manifestantes continuavam no local nesta manhã, abordando caminhões para evitar acesso à unidade. Mas a Polícia Militar local atua para garantir o fluxo e a segurança dos caminhoneiros, disse a FUP.

Mais cedo, o sindicato de petroleiros ligado à refinaria Duque de Caxias (Reduc) relatou forte policiamento no local nesta manhã, sem a existência de manifestação.

Na véspera, após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília por apoiadores de Bolsonaro, a FUP emitiu alertas sobre possíveis atos nas refinarias.

A Petrobras intensificou a segurança em suas refinarias, em uma medida cautelar após receber ameaças de ataque contra instalações, segundo fontes.

Nesta segunda-feira, a Petrobras reiterou em nota que as refinarias estão operando normalmente. "A Petrobras está tomando todas as medidas preventivas de proteção necessárias, conforme procedimento padrão."

(Por Letícia Fucuchima e Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global