Reuters: Eletrobras investiga quedas de torres de energia em meio a atos golpistas, dizem fontes

Publicado em 10/01/2023 13:13

(Reuters) - A Eletrobras está investigando as razões para quedas de duas torres de transmissão de energia elétrica de suas concessionárias Furnas e Eletronorte desde domingo, quando eclodiram atos golpistas pelo país e ameaças a refinarias da Petrobras, disseram duas fontes à Reuters.

"Tiveram atos de vandalismo em linhas (de transmissão)... mas não dá pra saber se é atentado ou tem relação (com atos golpistas)", afirmou uma das fontes.

As ocorrências à infraestrutura da Eletrobras envolveram linhas no Paraná e em Rondônia. No caso paranaense, foi derrubada uma torre do Bipolo 2, que transmite energia gerada pela hidrelétrica Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

O serviço de energia não foi comprometido, disse uma das fontes.

"A segurança do sistema está garantida... Não há risco de nada, absolutamente nada. O circuito de Furnas que caiu, outro bipolo assumiu."

Outra fonte disse que equipes estão sendo deslocadas para o local no Paraná para checar o ocorrido e se houve um uso de um trator na derrubada da torre.

Na Eletronorte, ocorreu o desligamento de uma linha de transmissão da interligação Acre-Rondônia ao Sistema Interligado Nacional.

"Imediatamente, a equipe de manutenção foi acionada e a inspeção realizada detectou que o desligamento foi provocado pela queda de uma torre dessa linha, com indícios de sabotagem. A equipe da Eletronorte já está mobilizada para substituição da torre, com previsão de conclusão dos serviços ao longo do próximo dia 11, quarta-feira", diz a nota da empresa divulgada na véspera.

Depois das ocorrências na Eletrobras, o Ministério de Minas e Energia e a agência reguladora Aneel instituíram um gabinete de crise para monitorar eventuais ameaças à segurança das instalações do setor elétrico, afirmou uma terceira fonte.

 

(Por Rodrigo Viga Gaier e Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA defendem saída da Ucrânia da região de Donetsk para acordo com a Rússia, diz fonte
Ações europeias se recuperam com impulso de bancos; decisão do BCE e dados dos EUA ficam no foco
Ganhadora do prêmio Nobel da Paz ficou ferida ao fugir da Venezuela, diz porta-voz
Índices de Wall Street sobem enquanto investidores se posicionam para semana carregada de dados
Pedidos de recuperação judicial do agro brasileiro mais que dobram no 3º tri, diz Serasa
Ibovespa volta aos 162 mil pontos com IBC-Br e Braskem sob holofotes