Reuters: AGU pede que STF notifique autoridades para que impeçam invasão de prédios públicos e bloqueios de vias

Publicado em 11/01/2023 08:52

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de terça-feira que notifique as autoridades do governo federal e dos governos estaduais para que impeçam a invasão de prédios públicos em todo o país, assim como bloqueios de vias e rodovias, segundo petição enviada pelo órgão à corte.

O pedido da AGU ocorre após convocações nas redes sociais para novos atos de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro, que no domingo invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF.

Na petição, a AGU cita a "iminência de ser constatado em todo o território nacional mais um cenário abusivo do exercício do direito de reunião e de verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito" e classifica os ataques aos Três Poderes por vândalos bolsonaristas no domingo como "cenário de terror".

A AGU pede ainda que a corte "restrinja, pontual e momentaneamente, diante da situação de absoluta excepcionalidade, o exercício do referido direito de manifestação", proibindo o bloqueio de vias durante protestos.

Solicita ainda que o Supremo determine o bloqueio de contas no aplicativo de mensagens Telegram de usuários que convocam para os atos antidemocráticos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global