BC do Japão revisará efeitos colaterais de afrouxamento monetário em próxima reunião, diz jornal

Publicado em 12/01/2023 08:42

TÓQUIO (Reuters) - O Banco do Japão revisará os efeitos colaterais de seu afrouxamento monetário na reunião da próxima semana e pode tomar medidas adicionais para corrigir distorções na curva de rendimentos, informou o jornal Yomiuri nesta quinta-feira.

O banco central japonês surpreendeu os mercados no mês passado ao ampliar a faixa que o rendimento dos títulos de 10 anos pode se mover para 0,50 ponto percentual, ante o limite anterior de 0,25 p.p.

Mas a medida não conseguiu resolver as distorções causadas no mercado de títulos pela forte compra de títulos realizada pelo banco, aumentando a especulação do mercado, dizem os analistas. O banco central tomará medidas adicionais já em sua reunião de política monetária na próxima semana.

No encontro da próxima semana, a diretoria de nove membros do Banco do Japão debaterá os efeitos colaterais de sua política de controle da curva de rendimentos e os movimentos do mercado de títulos desde a decisão de dezembro, disse o Yomiuri.

A instituição também examinará se pode corrigir as distorções do mercado por meio de ajustes na quantidade de títulos que compra e fará ajustes adicionais se necessário, disse o jornal sem citar fontes.

(Reportagem de Chang-Ran Kim e Leika Kihara)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair