Ucrânia espera por tanques, EUA dizem a aliados que é hora de aumentar apoio

Publicado em 20/01/2023 10:29

Por Idrees Ali e Tom Balmforth

BASE AÉREA DE RAMSTEIN, Alemanha/KIEV (Reuters) - A Ucrânia disse esperar decisões firmes da aliança militar ocidental Organização do Tratado do atlântico Norte (Otan) e de outros países que se reúnem nesta sexta-feira para discutir o envio de tanques de guerra modernos, e os Estados Unidos disseram que é hora de "cavar mais fundo" para ajudar Kiev a enfrentar as forças russas.

As conversas dos ministros da Defesa na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, seguem-se às advertências ucranianas de que a Rússia está tentando revigorar sua invasão de quase 11 meses depois de anexar unilateralmente partes do leste e sul da Ucrânia que não controla totalmente.

Os Estados Unidos e a Finlândia anunciaram uma nova ajuda militar antes do encontro, onde o foco principal será se a Alemanha permitirá o fornecimento à Ucrânia de seus tanques Leopard 2 usados por Exércitos em toda a Europa.

O presidente ucraniano, Volodmyr Zelenskiy, falando no início da reunião, agradeceu aos aliados por seu apoio, mas disse que é necessário mais e com mais velocidade para derrotar a invasão russa.

"Temos que acelerar. O tempo tem que se tornar nossa arma. O Kremlin tem que perder", afirmou Zelenskiy.

A Rússia está se reagrupando, recrutando e tentando se reequipar, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na reunião.

"Este não é um momento para desacelerar. É um momento para cavar mais fundo. O povo ucraniano está nos observando", declarou ele, sem fazer referência específica aos tanques.

Berlim tem poder de veto sobre qualquer decisão de exportar os tanques e o governo do chanceler alemão, Olaf Scholz, parece relutante em autorizar isso por medo de provocar a Rússia.

O Kremlin reiterou nesta sexta-feira que os países ocidentais que fornecem tanques para a Ucrânia não mudariam o curso do conflito, mas aumentariam os problemas do povo ucraniano.

Alguns aliados, junto com a Ucrânia, dizem que a preocupação da Alemanha é equivocada, com a Rússia já totalmente comprometida com a guerra.

"Estamos, de fato, esperando agora por uma decisão de uma capital europeia, que ativará as cadeias de cooperação preparadas em relação aos tanques", disse Zelenskiy em um discurso separado na noite de quinta-feira.

"Esperamos decisões firmes."

A Lituânia, que teme por seu próprio futuro se a Rússia superar a Ucrânia, disse na quinta-feira que vários países anunciariam o envio de tanques Leopard para a Ucrânia na reunião.

Uma fonte militar alemã disse mais tarde que a Alemanha ainda não recebeu um pedido de permissão de nenhum país para reexportar tanques Leopard de fabricação alemã para a Ucrânia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global