Atividade empresarial nos EUA segue fraca no início de 2023, diz S&P Global

Publicado em 24/01/2023 12:36

NOVA YORK (Reuters) - A atividade empresarial dos Estados Unidos contraiu pelo sétimo mês consecutivo em janeiro, embora a queda tenha moderado tanto no setor de manufatura como no de serviços pela primeira vez desde setembro, enquanto a confiança empresarial se fortaleceu, segundo dados da S&P Global divulgados nesta terça-feira.

O índice de produção PMI Composto dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, subiu de 45,0 em dezembro para 46,6 em janeiro --leituras abaixo de 50 indicam contração na atividade. Ainda que tenha sido o maior valor em três meses, as empresas relataram uma demanda fraca e a inflação alta como obstáculos para os gastos dos clientes.

O PMI de Manufatura foi de 46,2 em dezembro para 46,8 neste mês, superando a mediana das estimativas de 46,0, com base em uma pesquisa da Reuters com economistas.

No setor de serviços, responsável por dois terços da produção econômica dos EUA, o ritmo de contração desacelerou para 46,6 em janeiro, de 44,7 no mês passado. O resultado também superou a mediana das projeções em pesquisa da Reuters, que era de 45,0.

Enquanto isso, os preços de insumos para empresas de serviços e produtores de bens aumentaram na base mensal pela primeira vez desde maio, indicando que a inflação está longe de ser controlada, apesar das medidas agressivas adotadas pelo Federal Reserve (Fed).

Os índices prospectivos da pesquisa S&P Global mostraram uma melhora na confiança nas perspectivas, indicando que as empresas esperam que a situação melhore durante o ano.

(Por Dan Burns)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global