Rússia diz que nova embaixadora dos EUA não conseguirá melhorar relações

Publicado em 27/01/2023 10:54

(Reuters) - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira que Lynne Tracy, a nova embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, não melhorará os laços entre os dois países por causa do que ela chamou de "guerra híbrida" em curso de Washington contra a Rússia.

A nomeação da embaixadora ocorre em um momento em que as relações entre a Rússia e os EUA permanecem em mínimas históricas por conta da guerra de Moscou na Ucrânia.

Zakharova disse que o espaço de manobra de Tracy seria limitado devido ao que ela disse ser um forte sentimento bipartidário anti-russo nos Estados Unidos.

Ela afirmou acreditar que seria um progresso se as relações EUA-Rússia não piorassem ainda mais, mas disse que a Rússia não acredita que seja possível evitar uma maior deterioração.

Na semana passada, o Kremlin rejeitou a ideia de que Washington e Moscou poderiam mudar seu relacionamento na metade do mandato do presidente dos EUA, Joe Biden, acrescentando que "não há esperança" de melhora no futuro próximo.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair