Vendas no varejo da Alemanha registram queda inesperada em dezembro em meio a alta de preços

Publicado em 31/01/2023 09:16

Por Maria Martinez e Rachel More

BERLIM (Reuters) - As vendas no varejo da Alemanha caíram de forma inesperada em dezembro, com o período de compras de Natal prejudicado pela inflação alta e a crise energética reavivando temores de uma desaceleração mais acentuada na maior economia da Europa.

As vendas no varejo caíram 5,3% em dezembro em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas nesta terça-feira. Analistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,2% em termos ajustados a preços.

"A forte queda nas vendas no varejo mostrou que nem mesmo o mercado de trabalho sólido por impedir que a inflação alta e a incerteza afete o consumo privado", disse Carsten Brzeski, chefe global de macro no ING.

As vendas no varejo caíram 6,4% em dezembro em termos reais na comparação com o ano anterior, informou o escritório de estatísticas.

Um pagamento único feito às famílias em dezembro como parte das medidas de alívio do governo para enfrentar o aumento das contas de energia ajudou a desacelerar a inflação harmonizada naquele mês para 9,6%, mas aparentemente fez pouco para estimular os gastos do consumidor.

(Reportagem de Friederike Heine, Rachel More e Rene Wagner)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global