Incêndios florestais no Chile avançam e destroem centenas de casas; Brasil envia ajuda

Publicado em 09/02/2023 07:43

(Reuters) - Os incêndios florestais na região centro-sul do Chile, que já deixaram 24 mortos até agora, destruíram centenas de casas e deixaram milhares de feridos ao se espalharam por novas áreas nesta quarta-feira, depois de ganharem força durante a noite.

O governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater incêndios, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais, em um pacote de ajuda que pode chegar a 3,5 milhões de reais, informou o Palácio do Planalto, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente do Chile, Gabriel Boric.

Além disso, o Brasil disponibilizou 60 brigadistas dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além de seis especialistas em Comando e Controle e em comportamento do fogo, acrescentou o governo.

A área afetada pelas chamas no Chile já se espalhou para cobrir 294.058 hectares, disseram autoridades chilenas, uma área quatro vezes o tamanho de Cingapura.

Cerca de 2.180 pessoas ficaram feridas e 1.180 casas foram destruídas, disseram as autoridades, com a maioria das mortes e danos ocorrendo nas regiões de Biobio, Araucania e Ñuble, no centro-sul do país.

"O incêndio florestal de 2011 queimou minha casa, todas as árvores, tudo", disse Enrique Narvaez à Reuters enquanto observava os bombeiros em Quillon trabalharem para apagar o incêndio perto de sua casa. "Eu não quero passar pelo mesmo novamente agora."

Em Concepción, capital da região do Biobio e uma das maiores cidades do Chile, pessoas cuidavam de animais silvestres, como pequenos cervos, feridos pelos incêndios.

"Há um enorme esforço público acontecendo", disse a ministra do Interior, Carolina Toha, em um briefing, acrescentando que há uma escassez nacional de tanques de água.

“Solicitamos e exigimos que todos os fornecedores com este tipo de equipamento os disponibilizem”, pediu a ministra. "Há uma prioridade para levar água às pessoas afetadas."

(Reportagem de Sarah Morland, na Cidade do México, e da Reuters TV; reportagem adicional de Juan Gonzalez em Concepción, Chile)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global