Aneel aprova edital do leilão de transmissão de junho, com R$15,8 bi em aportes estimados

Publicado em 14/02/2023 13:25

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o edital do primeiro leilão de transmissão de energia deste ano, marcado para 30 de junho na B3, que buscará reforçar a capacidade para o escoamento da eletricidade produzida principalmente na região Nordeste, onde tem crescido a geração eólica e solar.

O certame oferecerá ao mercado nove lotes, envolvendo um total de 6,1 mil quilômetros de novas linhas de transmissão e 400 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

Ao todo, são estimados investimentos de 15,8 bilhões de reais por parte das concessionárias na implementação dos projetos, distribuídos em sete Estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

Dos nove empreendimentos, sete têm por objetivo aumentar o escoamento da energia gerada no Nordeste para os centros de carga do Sudeste. Há ainda um lote destinado à implantação de linhas de transmissão subterrâneas na região metropolitana de Recife, e outro para um novo serviço de transformação em subestação já existente no Sergipe.

Os prazos para conclusão dos empreendimentos variam de 36 a 66 meses, a depender do porte do projeto e volume de investimentos previstos.

O leilão de transmissão de junho será o primeiro de um ano que promete ser agitado para as transmissoras, com a oferta de projetos somando até 50 bilhões de reais, segundo estimativas do governo.

O grande volume de novos projetos de transmissão de energia vem na esteira do crescimento acelerado da geração renovável no Nordeste e em Minas Gerais, levando à necessidade de reforços e ampliação da capacidade de escoamento de energia para os principais centros de carga do país.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas, pouco abaixo dos R$5,40
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia