Yellen diz que EUA retomarão discussões de questões econômicas com a China no “momento apropriado”

Publicado em 23/02/2023 09:14

Por David Lawder

BENGALURU (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos retomarão as discussões de questões econômicas com a China “no momento apropriado”, mas continua alertando Pequim sobre as consequências da violação das sanções dos EUA à Rússia.

Em entrevista coletiva antes de uma reunião dos líderes financeiros do G20 em Bengaluru, na Índia, Yellen disse que a comunicação entre os EUA e a China é importante “para o bem de todo o mundo”.

Alguns compromissos entre Washington e Pequim foram suspensos após a queda de um suposto balão de vigilância chinês que flutuava sobre território norte-americano, deixando incerto o momento das visitas previamente planejadas à China por Yellen e o secretário de Estado, Antony Blinken.

Yellen disse que não tem detalhes sobre o cronograma de sua visita com foco em questões econômicas e financeiras, mas afirmou: “Acredito que retomaremos essas discussões em um momento apropriado”.

Sobre as sanções dos EUA à Rússia por causa de sua guerra na Ucrânia, Yellen reiterou as advertências de Washington.

“Deixamos claro que fornecer apoio material à Rússia ou assistência com qualquer tipo de evasão de sanções sistêmicas seria uma preocupação muito séria para nós”, disse ela.

“E certamente continuaremos a deixar claro ao governo chinês e às empresas e bancos em suas jurisdições quais são as regras sobre nossas sanções e as sérias consequências que eles enfrentariam ao violá-las.”

Ela também disse estar esperançosa de que a China coopere com outros países que buscam fornecer alívio de dívida a países em dificuldades, especialmente Zâmbia e Sri Lanka.


(Reportagem de David Lawder)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas, pouco abaixo dos R$5,40
Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques
Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil
Ações da China e Hong Kong fecham em alta após Pequim prometer apoio ao crescimento
Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia