Reuters: Lupi diz que governo irá buscar redução nos juros do consignado

Publicado em 24/02/2023 18:15

(Reuters) -O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta-feira que o governo irá buscar uma redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em reunião no próximo mês.

Para Lupi, o atual patamar dos juros do consignado é "criminoso". O ministro afirmou que o tema será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), em março.

“Cobrar 3,5% da população que ganha em média 60% do valor do salário mínimo eu acho criminoso", disse Lupi a jornalistas após cumprir agenda no Rio de Janeiro. “Na próxima reunião (do CNPS), com certeza vamos baixar essas taxas de juros.“

O Conselho Nacional da Previdência Social estabeleceu como teto atual de juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas a taxa de 2,14% ao mês. Nas operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa é de 3,06% ao mês.

Lupi não informou para quanto poderá ir a taxa de juros, mas frisou que vai trabalhar para diminuir para “o mínimo possível“.

As críticas do ministro foram feitas na esteira dos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central devido ao patamar da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente em 13,75% ao ano.

(Por Rodrigo Viga GaierEdição de Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão