Haddad diz que trabalho da Fazenda sobre arcabouço fiscal deve ser concluído esta semana

Publicado em 02/03/2023 18:16

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que os trabalhos de sua pasta relacionados ao novo arcabouço fiscal devem ser concluídos esta semana e a partir daí serão compartilhados com o restante da equipe econômica e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Nós vamos, nesta semana, concluir o trabalho na Fazenda. Aí nós vamos ter uma posição da Fazenda, que nós vamos compartilhar com a área econômica e levar ao conhecimento do presidente", disse Haddad em rápida entrevista coletiva no ministério, reiterando que a intenção é tornar pública a proposta do governo sobre a nova regra fiscal ainda este mês.

Segundo ele, o ideal é que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano seja enviada ao Congresso Nacional já tendo como base o novo arcabouço fiscal. Por lei, o encaminhamento da proposta da LDO, que estabelece os parâmetros para o Orçamento do ano, tem que acontecer até 15 de abril.

"A gente está querendo evitar retrabalho por parte do próprio Congresso, porque, se o Congresso aprova uma LDO e um arcabouço fiscal destoantes, vai ter o retrabalho de reavaliar a LDO. Não faz sentido", explicou.

"O que o Congresso tem que fazer é aprovar uma LDO e um arcabouço que sejam coerentes. Nós vamos montar duas peças coerentes, e o Congresso tem que harmonizar", acrescentou.

 

(Reportagem de Victor Borges)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global