Ações da China e Hong Kong caem após dados de inflação

Publicado em 09/03/2023 08:11 e atualizado em 09/03/2023 09:11

XANGAI (Reuters) - As ações da China e de Hong Kong caíram nesta quinta-feira, uma vez que a desaceleração da inflação ao consumidor aponta para uma recuperação econômica fraca, enquanto tensões geopolíticas persistentes reduziram o apetite por risco.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,35%, enquanto o índice de Xangai perdeu 0,22%. O Índice Hang Seng, de Hong Kong, teve queda de 0,63%.

O índice de preços ao consumidor avançou em fevereiro 1,0% na comparação com o ano anterior, no ritmo mais lento desde fevereiro de 2022, informou a Agência Nacional de Estatísticas.

"O mercado esperava que a inflação ao consumidor caísse, mas caiu muito mais do que o esperado. Isso lança dúvidas sobre a força da recuperação da demanda doméstica", disse Zhiwei Zhang, presidente da Pinpoint Asset Management.

Também afetava o sentimento a afirmação do presidente Xi Jinping na quarta-feira que a China precisa melhorar o uso dos recursos de defesa, como tecnologia, cadeia de oferta e reservas nacionais "para fortalecer seu exército e vencer guerras".

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,63%, a 28.623 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,63%, a 19.925 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,22%, a 3.276 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,35%, a 4.019 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,53%, a 2.419 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,30%, a 15.770 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,38%, a 3.214 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,05%, a 7.311 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin diz que etanol foi único tema explícito em negociação com EUA
Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando pressão de bancos
Exterior conduz alta do dólar ante o real em dia de busca por segurança
Lula diz que só falará de tarifaço após manifestação de Trump e que ninguém vencerá o Brasil mentindo
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade