CSN tem resultado operacional acima do esperado no 4º tri, mas lucro despenca

Publicado em 09/03/2023 08:12 e atualizado em 09/03/2023 08:46

SÃO PAULO (Reuters) - A CSN teve lucro líquido de 197 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, bem abaixo dos cerca de 1 bilhão de reais obtidos um ano antes, mas o desempenho operacional veio acima do esperado pelo mercado, segundo dados do balanço divulgados no final da noite de quarta-feira.

A companhia, que além de aço atua nos mercados de cimento, mineração e energia, apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 3,12 bilhões de reais, queda de 16% sobre o resultado de 3,7 bilhões divulgado para o quarto trimestre de 2021. A margem despencou de 34,9% para 27,1%.

Analistas, em média, esperavam que a CSN divulgasse lucro líquido de cerca de 1 bilhão de reais e um resultado operacional medido pelo Ebitda de 2,9 bilhões para os três últimos meses do ano passado, segundo dados da Refinitiv.

A empresa apurou vendas de 1 milhão de toneladas de aço no período, queda de 1% sobre um ano antes. O custo de placa consumida no quarto trimestre foi de 3.923 reais por tonelada ante 3.673 um ano antes. A CSN citou que o resultado de siderurgia no final do ano foi "impactado por um ritmo comercial e por uma dinâmica de preços arrefecidos".As vendas de minério de ferro somaram 9,7 milhões de toneladas, crescimento de 26% na mesma comparação. "Para 2023, a perspectiva é de crescimento de produção, com um minério mais rico e preços que estão surpreendendo positivamente", afirmou a empresa no balanço.

A CSN terminou dezembro com alvancagem de 2,21 vezes dívida líquida sobre Ebitda ajustado ante 0,76 vez no fim de 2021 e 1,69 vez no terceiro trimestre do ano passado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global