ONU trabalha para manter acordo de grãos na Ucrânia; Rússia aguarda resposta

Publicado em 14/03/2023 14:04

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, está "fazendo todo o possível" para garantir a continuidade de um acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro com a Ucrânia "nas atuais circunstâncias", disse o porta-voz Stephane Dujarric nesta terça-feira.

A Rússia quer apenas renovar o acordo por 60 dias em vez de 120 dias.

"O acordo prevê uma renovação de 120 dias, mas, nas atuais circunstâncias, o secretário-geral e sua equipe estão focados, em contato próximo com todas as partes, em fazer todo o possível para garantir a continuidade da iniciativa", disse Dujarric.

A Rússia disse nesta terça-feira que ainda não recebeu uma resposta oficial de todas as partes à sua proposta para estender o acordo de grãos do Mar Negro por 60 dias, segundo a agência de notícias RIA.

(Reportagem de Michelle Nichols e Caleb Davis)

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa sinaliza acomodação na abertura após tombo com desfecho eleitoral
Dólar cai mais de 1% no Brasil depois de disparada pós-eleição
Preços ao produtor aceleram no Brasil em setembro, com alta de 1,54%
Rússia e Ucrânia iniciam cessar-fogo em Oleshky, mas continuam ataques em outras regiões
Governo renovará subvenção do diesel por mais um mês, diz Planejamento
Presidente chinês Xi Jinping parabeniza Lula por reeleição