China promete acesso mais amplo a seu mercado para investidores estrangeiros

Publicado em 16/03/2023 09:36

PEQUIM (Reuters) - O Ministério do Comércio da China disse na quarta-feira que continuará pressionando pelo relaxamento do acesso ao mercado para investidores estrangeiros, renovando os esforços para atrair capital estrangeiro à medida que a segunda maior economia do mundo emerge de três anos de disrupções provocadas pela Covid-19.

O país "ajudará as empresas estrangeiras a aproveitar a oportunidade para aprofundar sua presença na China", disse Shu Jueting, porta-voz do Ministério do Comércio, a repórteres.

Shu disse a repórteres que a China também "expandirá constantemente a abertura institucional".

Um dia antes, a China restaurou a emissão de todas as categorias de vistos para estrangeiros em uma medida que foi amplamente bem recebida por grupos empresariais estrangeiros no país.

"Com um mercado vasto e aberto, a China certamente fornecerá oportunidades de negócios ainda maiores a empresas estrangeiras na China", disse o ex-primeiro-ministro Li Keqiang em seu relatório final de trabalho do governo na reunião parlamentar no início deste mês.

"Devemos melhorar os serviços para empresas com capital estrangeiro e facilitar o lançamento de projetos históricos com financiamento estrangeiro."

No ano passado, a economia chinesa expandiu apenas 3%, pressionada por políticas sanitárias, queda profunda no setor imobiliário e demanda externa fraca por produtos chineses.

Na terça-feira, o Goldman Sachs elevou sua previsão para o crescimento do produto interno bruto chinês neste ano de 5,5% para 6%.

Shu, do Ministério do Comércio, disse que governos e empresas locais relatam que uma queda nos pedidos continua sendo o maior desafio para o desenvolvimento do comércio em 2023.

(Por Joe Cash, Liangping Gao e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global