Ibovespa amplia queda com receios sobre regra fiscal

Publicado em 20/03/2023 15:44

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa acelerou as perdas e renovou mínimas da sessão na tarde desta segunda-feira, em meio a preocupações relacionadas ao novo arcabouço fiscal esperado para o país, descolando da melhora observada em outras praças acionárias no exterior após o acordo UBS/Credit Suisse e ação coordenada de bancos centrais.

Às 15:07, o Ibovespa caía 1,09%, a 100.871,03 pontos. No pior momento, chegou a 100.678,84 pontos - mínima intradia desde julho de 2022. Mais cedo, na máxima, alcançou 102.328,44 pontos. O volume financeiro somava 12,3 bilhões de reais.

Declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltando a destacar que investimentos e avanços sociais não podem ser colocados como gastos e a defender usar bancos públicos para a oferta de crédito e o financiamento do desenvolvimento do país traziam desconforto em meio às discussões sobre a regra fiscal.

Em paralelo, nomes do PT voltaram a pressionar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicamente e nos bastidores, cobrando um texto flexível, que preveja até dose de expansionismo fiscal para estimular o crescimento econômico.

Mais cedo nesta segunda-feira Haddad afirmou que Lula orientou que os membros do governo façam reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado, líderes partidários e economistas de fora do mercado antes da apresentação oficial do arcabouço fiscal.

Ainda assim, o ministro afirmou que torcerá para que o texto seja apresentado ainda nesta semana, antes da viagem do presidente e ministros à China --Lula embarca dia 24.

No mercado, os receios estão atrelados aos riscos de prevalecer a visão da ala política, além de um potencial atraso na definição da nova âncora fiscal, que, segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, terá como base a curva da dívida, o superávit e o controle de gasto.

No exterior, Wall Street tinha uma sessão positiva, com a aquisição do Credit Suisse pelo UBS apoiada por autoridades e a ação coordenada de bancos centrais trazendo algum alívio, enquanto agentes especulam sobre a decisão do Federal Reserve nesta semana, principalmente a chance de pausar a alta de juros.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global