Reuters: Haddad diz que inflação está sob controle e há espaço para corte de juros

Publicado em 21/03/2023 12:18

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou nesta terça-feira que a inflação no Brasil está sob controle, mas que a taxa de juros está exageradamente elevada e há espaço para cortá-la.

"Nossa inflação está mais controlada do que no resto do mundo e nossa taxa de juros está exageradamente elevada, o que significa espaço para cortes, no momento em que a economia brasileira pode e deve decolar", disse Haddad em participação virtual em evento do BNDES.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne-se nesta terça e na quarta para discutir a política monetária, com expectativa no mercado de manutenção da taxa básica de juros Selic em 13,75%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários de seus ministros têm criticado recorrentemente o patamar dos juros.

Segundo Haddad, é preciso "tomar as decisões corretas tanto do ponto de vista do arcabouço fiscal quanto do ponto de vista monetário --porque há espaço para isso-- para que nós possamos convergir a política fiscal e a monetária".

O ministro abordou ainda a situação fiscal do país, dizendo que a sustentabilidade das contas é fundamental para um desenvolvimento sustentável. Haddad afirmou que passou o fim de semana "trabalhando na interlocução recomendada pelo presidente Lula para preparar o terreno político para a recepção do arcabouço fiscal".

Segundo Haddad, é possível ter uma regra fiscal mais inteligente, sem descontrole, e que leve a um maior crescimento.

Nesta terça-feira, a proposta de um novo arcabouço fiscal era discutida em reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO).

No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista nesta terça-feira que apresentará o novo arcabouço fiscal apenas depois de sua viagem à China e que não há pressa para discutir a âncora apresentada a ministros do governo por Haddad na semana passada.

Haddad afirmou ainda nesta terça-feira que, com a reforma tributária, será cobrado menos sobre o consumo e mais sobre a renda.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global